Apoio a outras matérias

Estudo assistido (imagem ilustrativa)

       O apoio a outras matérias, além da Matemática, é viável e poderá ser feito na modalidade de estudo assistido. O atendimento estará sujeito à avaliação prévia das matérias e seu conteúdo.

       O estudo assistido é uma modalidade de apoio escolar que consiste na condução e acompanhamento do estudo do aluno, pelo instrutor, feito direta e sequencialmente no livro-texto ou apostila adotada pela escola. Inclui: leitura; auxílio à interpretação e à compreensão da matéria lida; apoio na solução de problemas; pesquisa para responder questionários.

       Nesta modalidade, o instrutor desempenha o papel de um facilitador do estudo, na medida em que ele participa do estudo do aluno, solucionando suas dúvidas ou orientando-o no caminho da solução (sempre que essa alternativa for julgada conveniente ao aprendizado. Nesse caso, o próprio aluno é levado a resolver sua dúvida, o que contribui para aumentar sua autoconfiança).

       Nesta modalidade, em geral, não há aula preparada previamente pelo instrutor, visto que ela será baseada no estudo direto do texto do livro ou apostila adotada. Por isso, é importante que o aluno traga seu material para a aula (livros ou apostilas).

       O instrutor poderá utilizar bibliografia suplementar, a ser pesquisada durante o estudo, a fim de contribuir para o esclarecimento de dúvidas do aluno.

       Esta modalidade proporciona ao aluno, em maior grau do que a aula tradicional, os seguintes benefícios:

a) incentivo à leitura, à interpretação e à organização de ideias;

b) desenvolvimento da iniciativa à pesquisa;

c) desenvolvimento do autodidatismo.

É esperado que o exercício dessas habilidades deem ao aluno, ao longo do tempo, maior capacidade e independência para construção de uma base sólida de conhecimentos, preparando-o para os desafios do futuro.

       Assim, a modalidade de estudo assistido visa mais à formação continuada do aluno, a médio ou longo prazo, do que à superação imediata de dificuldades para uma prova iminente, embora possa contribuir para isso. Na verdade, o resultado esperado é que, com o tempo, as dificuldades com o estudo tendam a diminuir gradativamente, à medida que o aluno aprende a estudar.